Clique e ouça agora!

Receita 03.10 – Quarta: Pão de cebola


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

INGREDIENTES:
40g de fermento fresco
2 colher (sopa) de açúcar
1 ½ xícara chá) de leite morno
1 cebola
1 colher de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de sal
4 dentes de alhos picados (ou pasta de alho)
5 xícaras de farinha ou ate soltar das mãos

COBERTURA:
3 colheres de manteiga derretida, sal, pasta de alho, 1 xícara de salsinha 2 colheres de azeite, Misture tudo. Reserve para quando os pãezinhos já estiverem quase assados.

MODO DE PREPARO:
Dissolver o fermento com o açúcar reserve ,bata no liquidificador o leite com a metade da cebola , em uma bacia coloque o que foi batido no liquidificador o fermento dissolvido com o açúcar junte os outros ingrediente colocando a farinha aos poucos até dar o ponto, fica uma massa meio pegajosa.
Formar as bolinhas, arrumar em uma forma, ou assadeira. Deixar descansar até dobrar de volume. Levar ao forno mais ou menos 180º C, quando estiver douradinho jogue a cobertura por cima, volte ao forno para gratinar.


Leia mais


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Receita: 03.12 – Segunda: FAROFA COM BANANA E UVA PASSA

INGREDIENTES: 4 colheres (sopa) de manteiga 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de mandioca 1 cebola grande bem picada 1 xícara (café) de salsinha 200 g de uva passa sem caroço 3 bananas pratas (médias) cortadas em rodelas sal gosto 1 pitada de colorau (opcional) MODO DE PREPARO: Em uma panela, derreta a manteiga Adicione a cebola e deixe refogar por 4 minutos, em fogo médio e mexendo sempre Adicione as uvas e o colorau, continue mexendo por mais 2 minutos e abaixe o fogo Ainda com o fogo aceso, adicione a farinha aos poucos, e o sal, mexendo sempre, até misturar bem Adicione o coentro e as bananas, mexa para misturar e desligue o fogo


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Receita: 30.11 – Sexta: Brigadeiro romeu e julieta

INGREDIENTES: 1 Lata ou Caixinha de Leite Condensado 100g de Queijo Ralado, eu gosto do queijo da canastra, mas pode ser qualquer queijo mais seco. 1 colher de sobremesa de manteiga goiabada cascão queijo da canastra ralado para decorar MODO DE PREPARO: Primeiro, você precisa por numa panela o leite condensado, o queijo e a manteiga, misturar bem e em fogo baixo cozinhar até atingir o ponto de brigadeiro. Depois de pronto, despeje num prato, deixe esfriar, envolva-o com um plástico filme e leve para a geladeira por no mínimo 6 horas. Passando as 6 horas, corte a goiabada em pequenos cubos. Pegue pequenas porções do brigadeiro, abra e coloque o cubinho no centro, faça bolinhas de forma que a goiabada fique como recheio do doce. Passe as bolinhas no queijo ralado e disponha em forminhas próprias para docinhos.


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Receita: 29.11 – Quinta: COUVE-FLOR COM FRANGO

INGREDIENTES: 1 couve-flor 5 coxas e sobre-coxas (frango) 3 dentes de alho amassados 1 cebola média picada sal e tempero a gosto 1/2 copo de água 1 requeijão de preferencia tipo catupiri MODO DE PREPARO: Em uma panela refogue o alho e a cebola até ficarem dourados, acrescente as coxas e sobre-coxas, deixe refogar Acrescente o tempero Depois de refogado coloque a água e a couve-flor (já cortada e lavada) tampe a panela para cozinhar a couve Mexer uma vez depois de um tempinho de cozida com cuidado para não desmanchar a couve-flor Acrescente o requeijão mexa com cuidado


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Receita: 28.11 – Quarta: Torta de abóbora

INGREDIENTES: 1 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de óleo 3 ovos 2 envelopes de caldo de carne em pó 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 500 g de abóbora cozida (eu cozinhei no vapor) 200 g de muçarela em fatias 1 pimenta dedo de moça 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha MODO DE PREPARO: Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos e o caldo de carne. Acrescente aos poucos, a farinha de trigo e por ultimo, o fermento. Bata até que fique homogêneo. Transfira a mistura para um recipiente e junte a abóbora amassada com um garfo, pimenta picadinha e a salsinha. Coloque metade da massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Disponha as fatias de muçarela e cubra com o restante da massa. Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 35 min.


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Receita: 27.11 – Panqueca de Crepioca

Ingredientes: 1 ovo 2 colheres de sopa de goma de tapioca 1 colher de sopa rasa de requeijão 1 fatia de queijo picado ou 2 colheres de queijo ralado Sal e orégano a gosto Modo de preparo: Em um recipiente fundo, bater bem o ovo com o garfo. Adicionar a goma e o requeijão, e misturar novamente. Adicionar o queijo e os temperos e misturar tudo. Levar para assar dos dois lados em frigideira untada com um pouco de manteiga ou azeite.


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Receita: 26.11 – Segunda: Torta salgada com massa de batatas

Massa: 1 kg de batatas, cozidas com casca e espremidas como que para purê (reserve 1 xícara de purê para o recheio) 2 xícaras (chá) de farinha de trigo+1 xícara de amido de milho (maisena) 1 colher(chá) de sal 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 1 gema (reserve a clara para o recheio) Misture tudo à batata amassada fria e reserve, enquanto prepara o recheio. Recheio: 1 maço de espinafre, lavado e cozido somente no vapor da própria água que fica nas folhas Metade de um pimentão vermelho pequeno picadinho Metade de um pimentão amarelo picadinho 1 cebola média picadinha 1 xícara (chá) de cheiro-verde (salsinha+cebolinha) picado 400 g de requeijão cremoso 1 xícara (chá) do purê de batatas 2 colheres (sopa) de maisena diluída em um pouquinho de água ou leite 1 colher (chá) de sal 2 claras de ovos, batidas em neve (reserve uma gema para pincelar a torta) 3 colheres (sopa) de óleo, para refogar Refogue os vegetais no óleo, na ordem: cebola, pimentões, espinafre picado, purê de batatas. Adicione o cheiro-verde picado, mexa; adicione o requeijão, mexa; adicione a maisena diluída, mexa e retire do fogo. Bata as 2 claras de ovos em neve e […]


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Receita: 23.11 – Sexta: Brigadeiro de caipirinha

INGREDIENTES: 1 lata de leite condensado 50 gramas de chocolate branco picado 1 colher (sopa) de manteiga Raspas de limão siciliano ou taiti 4 colheres (sopa) de pinga ou vodka 1 colher (chá) de essência de limão (opcional) Açúcar granulado e raspas de limão para passar nos docinhos MODO DE PREPARO: O preparo é bemmm fácil! Basta misturar os ingredientes (exceto a pinga ou vodka), e levar ao fogo, mexendo sempre até levantar fervura, cozinhe até soltar o fundo da panela e obter o ponto de docinho. Retire do fogo, acrescente a pinga, misture bem e volte ao fogo para que dê o ponto de brigadeiro novamente. Coloque em um recipiente untado com manteiga, deixe esfriar e mantenha na geladeira por pelo menos 2 horas antes de enrolar. Depois de enrolar, é só passar no açúcar granulado misturado com raspas de limão.


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Receita: 22.11 – Quinta: ENROLADINHO DE FILÉ DE PEIXE

INGREDIENTES 1 kg de filé de pescada ou filé de tilápia 200 g de peito de peru 200 g de muçarela 1 tomate picado sem casca e sem semente 1 cebola grande picada Alho a gosto Pimenta a gosto Sal a gosto 1 lata de molho de tomate refogado 1 lata de creme de leite Azeite MODO DE PREPARO Temperar os filé com o alho, sal e a pimenta Abrir o filés temperados e colocar 1 fatia de muçarela e outra de peito de peru Enrolar os filés como se fosse um rocambole Untar uma forma com azeite e colocar todos o filés Colocar azeite por cima dos rolinhos e espalhar a cebola picada e o tomate picado, também em cima Levar ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até o peixe estar assado MOLHO: Colocar o molho e o creme de leite em uma panela e levar ao fogo até ferver Se quiser pode acrescentar temperos de sua preferencia (ervinhas frescas) PARA SERVIR: Coloque os rolinhos em um prato, sirva com o molho, arroz e saladinha.


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Receita: 21.11 – Quarta: FILÉ MIGNON AO MOLHO DE MOSTARDA

INGREDIENTES: 1 kg de filé mignon cortado em medalhões 1 colher (sobremesa) de alho moído 3 colheres (sopa) de mostarda Sal e pimenta à gosto 1 lata de creme de leite 1 colher (sobremesa) de manteiga 1 colher (sobremesa) de azeite MODO DE PREPARO: Grelhar os filés na manteiga e adicionar uma mistura de sal e pimenta Depois de grelhados, reserve Fritar o alho na manteiga com azeite, acrescente a mostarda,o creme de leite, e acerte o sal se necessário Despeje sobre os filés, sirva em seguida


A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Receita: 20.11 – Terça: Nachos Mexicanos – Tortinhas crocantes de milho (Débora Dias)

INGREDIENTES: ¼ farinha de milho fina ¼ de farinha de trigo Água morna até dar o ponto (menos de ¼ de xícara) 1 pitada de sal 1 colher de sopa de páprica defumada Pimenta do reino a vontade MODO DE PREPARO: Em uma tigela, misture as farinhas o sal a páprica, a pimenta do reino e acrescente colheres de água. Amasse bem até obter uma massa bem homogênea que não desgruda da mão. Estique um pedaço de filme plástico sobre a superfície da mesa, coloque a massa no meio e cubra com outro pedaço de filme. Entre os filmes abra a massa bem fina com um rolo de macarrão. Quanto mais fina a massa mais crocante as tortinhas vão ficar. Retire o papel filme, corte a massa em triângulos e frite em óleo bem quente, deixe escorrer em papel absorvente SUGESTÃO DO MOLHO: Em uma panela, coloque o óleo e frite carne moída. Acrescente cebola, alho, pimenta, os demais temperos, misture bem, deixe apurar um pouco e desligue o fogo